domingo, 24 de março de 2019

OLIVENÇA, MEMBRO DA UCCLA


OLIVENÇA, MEMBRO DA UCCLA [1]

20/3/19



“Nós consideramos o cidadão que se mostra estranho ou indiferente à política como um inútil à Sociedade e à República”.

Péricles, “Oração de Péricles”, 430 AC

            No pretérito dia 19 de Fevereiro realizou-se na sede da UCCLA, em Lisboa, a cerimónia de adesão da vila portuguesa de Olivença, àquela organização.
            O evento teve, infelizmente, pouca repercussão na comunicação social.
            Existe aqui uma incongruência e uma aparente incongruência.
            A primeira tem a ver com o facto de se incluir nesta organização, uma localidade que jurídica e politicamente é portuguesa, estando debaixo de administração do Estado Espanhol, o que configura uma situação de usurpação de soberania; a segunda porque a sigla “UCCLA” se refere apenas a “capitais de língua portuguesa”, inclui agora uma cidade que não o é. A não ser que se considere Olivença como capital dos 430,1 km2 que constituem o seu termo…
            A primeira realidade foi escamoteada em toda a cerimónia referida, como se nada se passasse e talvez tal seja essa a justificação para que o “Grupo dos Amigos de Olivença” (que desde 1938 luta pelo retrocesso de Olivença à sua Pátria) tenha sido ignorado tanto nos convites, como em qualquer referência. [2]
            A segunda questão encontra a sua justificação no alargamento entretanto feito, pela Direcção da UCCLA, na porta estreita da admissão, resultando que já existem 23 membros efectivos; 27 associados e cinco observadores. Tudo localidades de alguma forma ligadas à Lusofonia. É assim a modos que equivalente à adesão da Guiné Equatorial à CPLP…
            Sem embargo, ressalvando os aspectos atrás referidos temos que considerar a adesão de Olivença, à UCCLA, como positiva.
            Estiveram presentes, entre outros, o Secretário-Geral da UCCLA, Dr. Vítor Ramalho; o Presidente da Câmara de Olivença, Manuel J. González Andrade; do Director da Associação de Desenvolvimento da Comarca de Olivença, Joaquim Fuentes, do Presidente do Movimento 2014-800 anos da Língua Portuguesa, Dr. Ribeiro e Castro (pessoa que tomou um especial interesse sobre Olivença, após presidir à Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros da Assembleia da República); do Embaixador de Cabo Verde (país que agora preside à CPLP), Dr. Eurico Monteiro; o Dr. André Magrinho, da Fundação A.I.P.; a Dr.ª Lídia Monteiro, do Instituto de Turismo de Portugal; o Dr. Fernando Quintas da Agência de Comércio e Turismo de Portugal; e alguns empresários da agora cidade de Olivença, dois dos quais participaram como oradores, num total de cerca de 50 pessoas.
            E o que se pode dizer é justamente que esta inclusão de Olivença na UCCLA visa, essencialmente, objectivos económicos de âmbito comercial, turístico, industrial ou outros, o que se compreende.
            Olivença (não Olivenza) está situada numa das zonas mais pobres da Península e algo isolada. Necessita investimento e saídas para os seus produtos e entradas para os de outrem.
            Dada a sua especificidade cultural e linguística – esteve debaixo da soberania plena de Portugal entre 1297 e 1801 – tem lógica a sua pretendida abertura aos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa) onde, de resto, o Estado Espanhol nos quer substituir. Daí necessitar dos portos portugueses, sobretudo o de Sines.
            Deste modo todos os discursos andaram neste tom sobretudo o das autoridades oliventinas, estando o lema escolhido em sintonia: “De Olivença vê-se o Mar”.
            Leia-se, vê-se o mar através da terra portuguesa…[3]
            Já quanto ao turismo, espera-se que o fomento do mesmo seja feito segundo a fórmula já usada”vá para fora cá dentro”, até porque como se sabe – embora convenientemente omitido – os marcos da fronteira entre o rio Caia e o rio Guadiana e a confluência da ribeira de cucos com o mesmo Guadiana, estejam interrompidos.
            Algo que não deve esquecer ao Instituto de Turismo Português.
            Bem como ao Dr. Vítor Ramalho que, numa de “paz e amor”, resolveu a certa altura afirmar, que já não há fronteiras. Engano seu, para além da fronteira “física” (da soberania), que ninguém aboliu, existem as fronteiras da segurança, dos interesses, das vulnerabilidades e até a fronteira global (tem a ver com as agressões ao meio ambiente, por ex.) e a da solidariedade, etc..
            As “fronteiras” multiplicaram-se, não se reduziram…
            E não deixa de ser curioso verificar que tudo o que foi apresentado no filme turístico sobre Olivença é português, tirando a tourada que passou a “fiesta”!
            Tudo o resto foram palavras de circunstância (só o Dr. Ribeiro e Castro aflorou o contencioso político existente) numa cerimónia “curiosamente” liderada pelo Oliventino Sr. Eduardo Machado membro e grande entusiasta da Associação Além-Guadiana (que persegue objectivos ligados à herança cultural portuguesa em Olivença), e que na qualidade de “elemento” da câmara daquela cidade (alentejana), assumiu a função de “mestre – de - cerimónias”.
            Esperemos por bons augúrios e realizações desta adesão à UCCLA. Nunca esquecendo porém, que Olivença é terra portuguesa!




                                              João José Brandão Ferreira
                                             Oficial Piloto-Aviador (Ref.)



[1] União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. Foi fundada em Lisboa, em 28 de unho de 1985, por iniciativa do então Presidente da Camara de Lisboa, Dr. Nuno Krus Abecassis; juntou, além de Lisboa, as cidades de Bissau, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de aneiro e São Tomé/Água Grande. É uma Associação Intermunicipal Internacional focada em projectos de cooperação na área das empresas, imigração, cultura, promoção da língua portuguesa e questões urbanas.
[2] Grupo de Amigos de Olivença que tem sido, até hoje, o “núcleo duro” que luta pela Portugalidade e soberania sobre Olivença, mais do que qualquer governo.
[3] Como alias, já era assim, desde que o então frei Henrique Soares de Coimbra – que celebrou a primeira misa no Brasil – foi nomeado bispo de Ceuta e Primaz da África, em 1506, e fez de Olivença a sede do seu bispado, onde veio a falecer, em 1532.

Sem comentários: