sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A INSTITUIÇÃO MILITAR: DE MAL A PIOR!

Na sequência do assalto em curso, através do Ministro da Defesa (MDN), ao Instituto de Assistência Social das FA (IASFA) e da destruição, também em curso, dos Serviços de Saúde Militares - cuja face mais visível é a concentração dos hospitais dos Ramos existentes na área de Lisboa, no antigo hospital da Força Aérea, no Lumiar - acompanhado do terramoto, de grau sete da escala de Richter, na Assistência na Doença aos Militares (ADM) surgiu, recentemente, a circular nº 003/2013 ADM, de 3/7.

Que especifica este verdadeiro aborto regulamentar induzido, que entrou em vigor a 1 de Agosto?

Isto:
Obriga a que qualquer beneficiário a quem um médico prescreva uma ressonância magnética tenha que, previamente à sua realização, obter a autorização dos serviços da ADM (sito em Oeiras) – caso queira usufruir da respectiva comparticipação – para o que terá que fazer chegar o receituário acompanhado de um anexo preenchido (fornecido por tão preclaro serviço) pelo processo mais expedito – são referidos o fax, correio ou email mas, estou certo que não se importarão que o mesmo possa chegar por pombo – correio, camelo, burro, ou até largado por via aérea!
“Logo que analisado e autorizado o pedido, pelos serviços da ADM, o beneficiário recebe um ofício de autorização, pela via mais rápida possível (fax, email ou correio) para fazer o exame em entidade do regime convencionado ou no regime livre, a seu critério”, citámos.
Esta pérola vem assinada por um tal António Costa Coelho que, seguramente não desconta para a ADM…
Comecemos por tentar descortinar qual a razão de ser deste lixo regulamentar – não vou poupar nas palavras – e só encontramos duas: uma tentativa espúria de contenção de custos e a de obviar a eventuais abusos ou vigarices.
Relativamente ao 1º ponto não se entende como se faz: existe um “plafond”? Haverá “exames clausus”? E porque só as ressonâncias são abrangidas?
Quanto ao segundo ponto só ficam bem as intenções de combate à corrupção – toda a gente sabe que houve abusos e só se pergunta porque não foram combatidos e castigados – só que este método (se for o caso) é completamente cretino.
A função “controlo” é uma das funções clássicas da Gestão, inventada há muitos anos, e exerce-se fundamentalmente através da cadeia hierárquica (se ela funcionar…) e por meio de inspeções feitas por órgãos adequados colocados ao nível certo, na estrutura organizativa.[1]
E não por métodos casuísticos, ainda por cima injustos, deontologicamente reprováveis e desadequados ao meio onde se aplicam.
Tudo feito por civis que não entendem nada da Instituição Militar, a quem é dada cobertura política, muitas vezes de má - fé, que talham a seu bel-prazer, por vezes com a complacência de uma coluna vertebral menos erecta de uns quantos responsáveis militares!
Esmiucemos um pouco mais a essência deste disparate.
Em primeiro lugar trata-se de um atestado de incompetência e desconfiança aos médicos que prescrevem os exames (à atenção da Ordem dos Médicos já que, pelos vistos, a hierarquia militar não se incomoda); depois temos a questão da urgência dos exames, ou seja, não pode haver urgência…
E o quererá dizer “pela via mais rápida possível”? (termos semelhantes foram utilizados no Congresso de Viena, de 1815, sobre a retrocessão de Olivença e ainda hoje estamos à espera que os espanhóis cumpram…) 
Quando, por sua vez, o pedido de autorização cai nos serviços da ADM, qual será o “déspota esclarecido” que decide e quais os critérios que usa? (será que haverá quotas segundo o género?). 
Quando escrevemos esta catilinária – que se pudesse enviava na ponta de um míssil – tenho conhecimento de que nem sequer um clínico existe no órgão de decisão! 
“Last, but not the least”, a que termos fica reduzido o segredo clinico e a privacidade que uma situação clinica entre médico e doente exige e aconselha? (à atenção da Ordem dos Médicos, já que, pelos vistos, a hierarquia militar não se molesta).
Por falar em hierarquia militar e face ao exposto, pergunta-se para que servem as chefias militares e a presidência do IASFA?
E porque ninguém liga às associações Militares que, neste âmbito, são as únicas que têm lutado pela preservação da Condição Militar e direitos correlativos?
E ainda não perceberam que a proceder desta maneira em vez de sairmos da crise nos afundamos ainda mais?
Vejam se estudam, ganham vergonha e humildade e emendam a mão!


[1] Tanto os Ramos como o MDN têm, há muito órgãos de inspecção…

Sem comentários: