quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

“ORAÇÃO” AOS NOVOS PILOTOS CIVIS BREVETADOS

CAROS PILOTOS OS MEUS PARABÉNS.

PARABÉNS TAMBÉM PARA OS INSTRUTORES E TODOS O RESTANTE PESSOAL DE TODAS AS ESCOLAS, POIS SEM ELES A CERIMÓNIA DE BREVETAMENTO NÃO SE REALIZARIA. O QUE FOI FEITO SÓ SE CONSEGUE COM TRABALHO DE EQUIPA!

MAS OS “HEROIS” DA FESTA, HOJE, SÃO OS ALUNOS E A MESMA A ELES É DEDICADA.

TENDES RAZÃO PARA ESTAR SATISFEITOS.

LEVARAM A BOM TERMO UM DESÍGNIO A QUE SE PROPUSERAM. E O DESÍGNIO NÃO ERA FÁCIL. POR ISSO TEM MAIS SABOR CHEGAR AO FIM.

HOJE É O 1º DIA DO RESTO DAS VOSSAS VIDAS, PROFISSIONALMENTE FALANDO, É CLARO.

GANHASTEIS O DIREITO A TER UM BOCADINHO DO CÉU SÓ PARA VÓS…

TODO O ESFORÇO QUE TIVERAM QUE FAZER, AS NOITADAS A ESTUDAR (?); AS CATADUPAS DE BRIEFINGS E DEBRIEFINGS; AS ANSIAS PELA FALTA DE TEMPO; OS MEDOS E RECEIOS, DESDE O PRIMEIRO VOO SOLO, À 1ª VEZ QUE ENTRARAM DENTRO DE NUVENS – NA VIDA HÁ SEMPRE UMA 1ª VEZ PARA TUDO - ; AS FRUSTRAÇÕES DAS MISSÕES QUE CORRERAM MAL; OS APERTOS DE TORQUE DOS INSTRUCTORES ( E SE NÃO OS SENTIRAM É PORQUE ALGUMA COISA NÃO CORREU COMO DEVIA…), ETC., HOJE TUDO ISSO JÁ VOS PARECE UM SONHO QUE PASSOU E SÓ TENDERÃO A RECORDAR-SE DAS COISAS BOAS.

APESAR DAS DIFICULDADES, PROMETO-VOS QUE VÃO TER SAUDADES DA VIDA DE ESTUDANTE, QUE É A MELHOR QUE PODEM TER…

A PARTIR DE AGORA VÃO ENTRAR NO MUNDO REAL, COM AS SUAS PARTICULARIDADES, COM A DIFICULDADE DAS RELAÇÕES HUMANAS; AS QUESTÕES LABORAIS; AS RESPONSABILIDADES FAMILIARES E PROFISSIONAIS, ACRESCIDAS.
E LEMBREM-SE DE QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE PASSOU A SER NORMA NO DISCURSO POLÍTICO E MEDIÁTICO, OS “DIREITOS” DEVEM DERIVAR DOS DEVERES CUMPRIDOS, NÃO ESTÃO (NEM DEVEM ESTAR) GARANTIDOS Á PARTIDA…

WELCOME TO REALITY!

QUANTO Á AVIAÇÃO, ACONSELHO-VOS HUMILDADE E RESPEITO. SÓ A PARTIR DE AGORA VÃO, REALMENTE, COMEÇAR A APRENDER, A CONHECER AS REGRAS DO MERCADO, A COMPLEXIDADE DAS LEIS, OS SEGREDOS DO VOO E O CONHECIMENTO E EXPLORAÇÃO OPERACIONAL DA MÁQUINA ONDE VÃO PASSAR A VIVER GRANDE PARTE DA VOSSA VIDA: O AVIÃO (PARA ALGUNS O HELICÓPTERO)!

ISTO, CLARO, QUANDO CONSEGUIREM ULTRAPASSAR A FASE MAIS DIFICIL QUE TÊM PELA FRENTE: ARRANJAR EMPREGO.

VÃO EXERCER UMA ACTIVIDADE TECNICAMENTE COMPLEXA, FISIOLÓGICAMENTE EXIGENTE, ECONÓMICAMENTE RELEVANTE E SOCIALMENTE ÚTIL.

E ENTRAR NUM MUNDO PROFISSIONALMENTE CONCORRENTE, RELATIVAMENTE, BEM REMUNERADO E EM TERMOS SOCIAIS MUITO BEM ACEITE.

DEVEM, AINDA, TER EM CONTA QUE SÓ EXISTEM, VERDADEIRAMENTE, DOIS GRUPOS PROFISSIONAIS QUE SÃO DEVIDAMENTE AFERIDOS NO NOSSO PAÍS: OS MILITARES E OS AVIADORES (TANTO CIVIS COMO MILITARES).

TERÃO QUE TENTAR NAVEGAR ENTRE O EXTREMO DO CAPITALISMO “SELVAGEM” E A “DITADURA” DOS SINDICATOS, COM TUDO O QUE ISSO IMPLICA, DE PREFERÊNCIA DE UM MODO EM QUE NÃO PERCAM O VOSSO CARÁCTER E SE AFIRMEM PESSOAS INTEGRAS E DE PERSONALIDADE EQUILIBRADA.

QUE AS ASAS DA CRUZ DE CRISTO, QUE AGORA OSTENTAM, VOS LEVEM E TRAGAM NA MELHOR DAS VENTURAS.

ELA – A CRUZ DE CRISTO – NÃO ESTÁ LÁ POR ACASO. MEDITEM NISSO.

BOA SORTE PARA TODOS E FAÇAM O FAVOR DE ATERRAR SEMPRE MELHOR DO QUE DESCOLAM!

1 comentário:

Figueiredo disse...

Caro TCor,

Depois de ter passado uns anos a escutar os seus reparos no que diz respeito à escrita vou ter a ousadia de questiona-lo sobre uma frase neste texto:
"VÃO EXERCER UMA ACTIVIDADE TECNICAMENTE COMPLEXA, FISIOLÓGICAMENTE EXIGENTE, ECONÓMICAMENTE RELEVANTE E SOCIALMENTE ÚTIL."
Culpa da utilização de maísculas na certa :)

Respeitosos cumprimentos

Rui Figueiredo
SAJ/OPSAS/RES