segunda-feira, 13 de maio de 2013

WWW.10DEJUNHO.ORG

Homenagem Nacional aos Combatentes
A Comissão Executiva para a Homenagem aos Combatentes, presidida pelo Almirante Melo Gomes, tem o prazer de divulgar a seguinte agenda:

No dia 15 de Maio, pelas 11:30, no Clube Militar Naval, na Av. Defensores de Chaves n.º 26, será realizado um encontro-convívio que servirá para divulgar as iniciativas da Comissão Executiva de Homenagem aos Combatentes.

-- Estão convidados todos os elementos das anteriores comissões executivas e Orgão de Comunicação Social que queiram assistir ao encontro. O encontro-convívio iniciar-se-á às 11.30h, o Almirante Melo Gomes fará uma breve apresentação das iniciativas da actual Comissão Executiva.

-- Seguidamente serão servidos aperitivos e bebidas aos convidados presentes.

-- Quem desejar almoçar no próprio Clube, assim o poderá fazer.

No dia 22 de Maio, realizar-se-á um Colóquio, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, pelas 18.00h na sala de Exposições, subordinado ao tema: “Experiências pessoais desde a Índia aos nossos dias”.

-- Neste colóquio, os sobreviventes da guarnição da Lancha “Vega”, que combateu e foi afundada em Diu em 1961 pela União Indiana, irão fazer um relato emocional, na primeira pessoa, das experiências vividas e do testemunho dos que pereceram nesse dia combatendo pela pátria.

-- Seguidamente, o Major António Lobato, prisioneiro do PAIGC entre 1963/70, falará da sua experiência, das circunstâncias da sua captura, de como resistiu a sete anos de cativeiro e como foi libertado na operação Mar-Verde em 1970.

-- A fechar este colóquio o Major-General Avelar de Sousa, falará da sua experiência recente nos teatros actuais da Bósnia e Angola.


No próximo dia 10 de Junho, decorrerão, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar um conjunto de cerimónias de profundo significado patriótico, com o único intuito de recordar a memória de todos aqueles que tombaram por Portugal.

Esta cerimónia terá um significado especial neste momento, onde a sociedade vê com profunda apreensão o seu futuro. Este ano, homenageando a mulher portuguesa, a Dra Isabel Jonet será a ilustre oradora, honrando os combatentes mortos nos diversos teatros de operações.

O programa da cerimónia encontra-se no sítio www.10dejunho.org/

Informação complementar:
COMISSÃO PARA A HOMENAGEM NACIONAL AOS COMBATENTES
BREVE RESUMO HISTÓRICO
 
Logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, a desorientação revolucionária que que se apoderou do país criou um enorme clima de instabilidade e de incerteza que ameaçava os objectivos da revolução e do desejo de liberdade e de democracia da maioria dos portugueses. Esta situação preocupou o então Presidente da República, General Spínola, que pediu a um grupo de cidadãos para darem corpo a um conjunto de iniciativas que visavam não deixar cair no vazio os supremos valores nacionais. Os portugueses precisavam de voltar a ver bandeiras nacionais, de ouvir “slogans” e rever-se em cartazes que lhes lembrassem que Portugal não estava numa deriva suicida, antes tinha âncoras que garantiam um futuro condicente com a nossa História.
 
Numa frase, este grupo devia mobilizar os portugueses para quererem manter a independência nacional.
 
Foi de imediato decidido fazer uma manifestação no dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e do Santo Anjo de Portugal.
 
Logo em 1974 se realizou o primeiro evento que constou de uma marcha/manifestação que saiu do Parque Eduardo VII e desfilou com cartazes e palavras de ordem até ao Camões onde foi proferido um discurso.
 
Em 1975, com programa semelhante, houve distúrbios durante a cerimónia por provocações de contramanifestantes, que lá se deslocaram armados de escudos e viseiras; houve conflito, agressões, vários feridos e até um morto.
 
Passado o Verão quente de 75 verificou-se que, com o tempo, a data do 10 de Junho como que atemorizava os poderes vigentes, em detrimento de outras comemorações burocráticas e sem espírito patriótico. Esta foi a razão para a formação de uma Comissão, nascida da sociedade civil, que se propôs levar a efeito anualmente uma homenagem aos combatentes caídos pela Pátria, integrada na celebração de Portugal e, obviamente, no Dia 10 de Junho. Esta tarefa de organização decorreu em fins 1993 e resultou na primeira celebração em Junho de 1994, junto ao Monumento aos Combatentes, em Belém, o qual havia sido inaugurado em Janeiro desse mesmo ano.
 
Esta Comissão manteve uma organização informal até ao ano 2000. A partir de 2001 foi decidido instituir uma Comissão Executiva que toma a responsabilidade de executar a cerimónia daquele ano. Foi também decidido que, sempre que possível, o seu Presidente seria um Oficial das Forças Armadas, rotativamente entre os três Ramos.
 
A Comissão para a homenagem Nacional aos Combatentes é uma organização não-governamental, apartidária, nascida da sociedade civil, constituída ad hoc para os seguintes fins:
 
-- Celebrar o Dia de Portugal;
 
-- Homenagear os Combatentes que caíram ao Serviço de Portugal em qualquer época da sua História e em qualquer ponto do globo;
 
-- Pelas acções anteriores, fortalecer o espírito patriótico dos portugueses, nomeadamente a juventude, e todos aqueles que, embora sem armas na mão, se preocupam e lutam por um futuro mais promissor para Portugal.
 
Para tanto é seu dever levar a efeito pelo menos uma cerimónia anual onde estes objectivos sejam cumpridos, no Dia 10 de Junho.
 
Outras actividades complementares deverão ser promovidas sempre que for considerado oportuno e exequível.

1 comentário:

Anónimo disse...

Permita-me caro Brandão Ferreira que aqui deixe um grande abraço a um combatente da India e Angola, com quem tive o prazer de trabalhar: Antonio Calado da Cruz Semedo.

Muitos o conheceram. Alguns lhe ficaram a dever a vida.

Carneiro Dias