Recebi isto:
Portugal empurra 793 milhões de dívida para 2028 e 2035. Sim, leram bem. Um número assustador. Empurrar para as próximas gerações.
E a dívida pública cresce todos os dias e é apenas uma parte da dívida total. Se à pública se juntar as dívidas dos particulares e as das empresas, o cenário fica próximo da tempestade. No 4 trimestre de 2021 era já de 312% do PIB (139% para a dívida pública, 68% para a dívida de particulares e 104% para a dívida das empresas). A guerra na Ucrânia, a baralhação das cadeias de abastecimento (que foram um dínamo da inflação), a crise das energias mas principalmente a crise alimentar, vão consumir recursos financeiros de enorme envergadura. O FMI já começou a preparar a próxima versão da troika.Corroboro, e acrescento, o que já escrevi e se agrava diariamente:
O País está falido. Completamente falido. O estado, os bancos, a maioria das empresas e talvez já a maioria das famílias, está tudo falido!.
Vive-se em estado de negação. Ninguém, e quando digo ninguém, é ninguém, quer ouvir sequer a verdade e tirar daí as devidas consequências.
quanto ao FMI é uma das organizações (e quem está por dentro a puxar os cordelinhos - estão até lá alguns tugas - esfrega as mãos de contente.
Tudo o resto é conversa.
BF
Sem comentários:
Enviar um comentário