quarta-feira, 25 de março de 2020

A Propósito de um comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa

 A Propósito de um comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (na imagem)

       Excelentíssimos/Caros Destinatários

    A Conferência Episcopal Portuguesa teve a inspiração benévola - e espero que o Espírito Santo tenha sido alheio a tal inspiração, seria bom sinal - de consagrar o nosso País, Portugal (que alargou para toda a Península Ibérica - o que resulta comprido por não ter a participação do Episcopado Espanhol, ou curto por não englobar mais nenhum país), ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria (o que foi sendo feito "por degraus" no seguimento da "Mensagem de Fátima"). 
      Tal vai ter lugar amanhã (25/3/20) no Santuário de Fátima, pelas 18:30L.
      Esperemos que as televisões transmitam, agora que já não têm futebol para derramar e dos eventuais fenómenos do foro dermatológico, que tal simbólico evento, possa trazer a ateus, agnósticos, jacobinos raivosos ou membros de outras confissões religiosas ou de ideologias políticas. Ou até dos mais exigentes (para o que lhes interessa) da pureza do Estado Laico. Pois é, o Estado poderá ser laico, mas a Nação (que aquele devia representar), não o é!
    Ora quer-me parecer a mim, infatigável (até ver) crítico dos poderes públicos, que ficaria bem complementar este gesto magnifico que encontra justificação, para além de tudo o que se possa dissertar, na frase "implorava para ele misericórdia divina, que é o supremo recurso das almas aflitas"(Conde de Sabugosa,"A Rainha D. Leonor", pag. 128; 2ª ed., Livraria Sam Carlos, Lisboa, 1974), com este outro:
    À mesma hora (teria de ser mais cedo por causa do pôr do sol) da Consagração, a Força Aérea Portuguesa sobrevoaria o território nacional (com um C-295 no Continente e Açores, e um EH-101, na Madeira, por ex.) com a imagem da Nossa Senhora do Ar (ou de Fátima, ou de Vila Viçosa - Rainha de Portugal, pese embora aos republicanos mais empedernidos...).
    Na hora da Consagração em Fátima, sobrevoaria o Santuário, a parelha de alerta de F-16, em vigilância do espaço aéreo nacional (se é que ainda não acabou por via do estado comatoso em que colocaram as Forças Armadas). De resto a Cruz de Cristo acompanha sempre as aeronaves da FA nas suas asas. Não é seguramente por acaso!
    Faço este apelo, apesar de ter estado quieto e calado à espera que um gesto de uma qualquer autoridade espoleta-se o evento, à semelhança do que já fez a F. A. italiana, que fez sobrevoar Roma com os "Frecci Tricolori" (patrulha acrobática), que desenhou nos céus da cidade eterna as cores da bandeira italiana, a fim de levantar o Moral da população; e também já fez sobrevoar a mesma cidade (não sei se outras) com uma aeronave transportando a imagem de N. S. do Loreto acompanhada de um padre.
    Mas, até agora, nada aconteceu. E faltam menos de 24 horas...
    Julgo até saber que houve desculpas na F. A. de que está quase toda a gente em casa, há poucas tripulações, etc..
    Que não seja por isso; eu ainda tenho algumas qualificações para voar aviões (e ainda arranjo uns voluntários para irem comigo). Só preciso que me digam como se põe em marcha e a velocidade de perda; o resto eu desenrasco-me. E nada me acontecerá pois vou em nome da nossa mãe do céu; e se morrer não há problema pois é por uma boa causa e também já cá ando a mais.
    Faça-se alguma coisa, não fiquem a olhar para ontem.
     Não se anda agora a encher a boca dizendo que "para situações extraordinárias, medidas extraordinárias"?
    Esta nem tem nada de extraordinário, vem de Afonso Henriques, do "Milagre" de Ourique.
      Beijos e abraços voadores...


                                                                            João José Brandão Ferreira
                                                                             Oficial Piloto Aviador (Ref.) 



Sem comentários: