segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A pergunta é...


2 comentários:

Helena disse...

Pois é, João, ou estamos errados e loucos ou a maioria das pessoas não presta...

Manuel Álvares disse...

Se o deserto do Sara fosse europeu provavelmente já não seria um deserto... os desertos são fertéis; falta é água; quando chove enche-se de flores; quando a água vem à superfície surge um oásis.

Os sauditas já desde há muito tempo têm tido ideias de irrigar o deserto, até pensaram rebocar um iceberg do Polo Sul para o mar Vermelho, mas chegaram à conclusão que a diferença de temperatura destruiria o frágil ecossistema marinho local. Recentemente li que ainda não desistiram da ideia.

Já os Judeus, bastante engenhosos, criaram vários meios de preservar a humidade dos solos e por etapas vão transformando deserto em terra agrícola... pouco a pouco, mas sempre em direcção ao objectivo. Também disparavam Sulfato para as nuvens para as dissipar e fazer chover... tal como os chineses nos dias de hoje.

Existem outros meios, mas como são "top-secret" apenas vamos apanhando bonés aqui e ali; sem ter certeza de nada a não ser de que "Chem trails" ou os simples rastos dos aviões existem e deixam resíduos na minha varanda... no Algarve. Há quem já os tenha mandado analisar e aquilo é veneno. Não nos andaram envenenando com chumbo dos escapes durante anos? E para inverter a situação foi preciso uma longa luta contra a indústria petrolífera e automóvel?

Voltando ao h2O. Existem alguns aparatos inertes que captam a humidade do ar e que dizem chegam a captar 100 litros de água diários. O que é certo é que em Marrocos estudantes alemães estão a montar redes nas montanhas para captar a àgua da humidade nocturna; Assim como alguns cientistas no deserto de Atacama, ambas as experiências com resultados promissores.

Com tanta sede de água, resta saber se um dia ainda existirão nuvens no céu... como rios em terra.

Ao que parece uma das melhores formas de tornar o ambiente mais húmido é plantar árvores (de qualidade); aconselho a leitura do pequeno livro gratuitamente disponível na net "O homem que plantava árvores". entretanto vou ali plantar uma árvore, escrever um livro infantil e fazer um filho para o ler à sombra da mesma árvore.

Mas realmente não faz sentido muita gente passar sede; para variar, mais devido à política do que à aridez.