segunda-feira, 19 de maio de 2014

O FIM DA TROIKA

Tentemos juntar o que poucos disseram, se é que alguns (enfim, não posso garantir a 100%).
Singela e resumidamente:
Há mais de três anos, um governo do PS em estado de negação e mentiroso compulsivo, entrou em perda e, finalmente – com um empurrão da banca e um rebate de consciência do então Ministro das Finanças [1] - pediu um resgate financeiro.
“Resgate” é apenas um eufemismo dos tempos, que significa pedir ajuda financeira para evitar uma bancarrota em toda a sua crua dimensão.
Dos desatinos que levaram a isto não vamos hoje falar, pois são demasiado conhecidos embora, sobre eles, ninguém até hoje tenha assumido responsabilidades, tão pouco pedido desculpa, sequer ter afivelado um ar compungido.
Forçado pelas conjunturas escolhidas do anterior – diz-me com quem andas dir-te-ei quem és – em vez de irmos pedir dinheiro ao Japão, ao Irão, à China ou ao Sultão do Brunei, ficámos pelos vizinhos europeus consubstanciados no BCE (euro “oblige”); a Comissão Europeia (que não é a mesma coisa, mas quase), e o FMI onde manda o dólar, isto é, quem controla os EUA – o que pouco tem a ver com o Governo americano…
Acordou-se, isto é, aceitou-se, um empréstimo de 78 mil milhões, com juros algo leoninos, e respectivas condições: ou seja, uma dose brutal e experimental de austeridade (experimental por não ter ainda sido testada num país do 1º mundo – nós fomos as cobaias juntamente com a Grécia e a Irlanda).[2]
O actual executivo que foi implementando a coisa (o anterior foi entretanto corrido, por indecente e má figura) tem mostrado estar absolutamente impreparado para o governo da cidade.[3]
A impreparação junto com as necessidades prementes de tesouraria fez com que o Governo passasse a aplicar cortes cegos em tudo o que mexia e não trazia complicações de maior, provocando uma contracção abrupta do consumo, falências e despedimentos em série e incapacidade para cumprimento de encargos financeiros das famílias e empresas, em catadupa.
O desemprego tornou-se dramático e dramáticas são as suas consequências.
Ocorreram ainda dolorosos cortes no chamado estado social consubstanciado na Saúde, Ensino, prestações sociais e reformas, estado social, aliás, que vivia há longos anos muito acima da capacidade da economia em o sustentar, estando afundado em dívidas e muito má gestão. Para ficarmos por aqui.
Tudo foi sendo acompanhado de muita agitação política e social, ruído mediático, avalanche de notícias e desencontro constante entre números, promessas, diagnósticos, atoardas, demagogia barata, etc.
Se entendem que isto é o que deve passar numa “democracia”, pois quem sou eu para contestar…
De avaliação em avaliação, lá se chegou à última em que a “Troika” decidiu abandonar o país com uma saída “limpa”, isto é sem necessidade de um segundo resgate e sem medidas “cautelares”. Mas, abandonará mesmo?
Pelo que se ouve dizer, a saída é limpa mas continuarão a existir “mecanismos” de controlo durante muitos anos…
Quem apoia o governo engalanou em arco; o PS dá uma no cravo e outra na ferradura (tem-se portado como uma “barata tonta” em todo este interlúdio) e a extrema-esquerda vai mantendo o discurso do bota abaixo, usual.
Nada disto é sério.
Vejamos para que serviram os 78 mil milhões, alguém sabe?
Vão apresentar contas de como o dinheiro foi gasto?
Aparentemente os euros (os milhões relativos aos juros, ficaram logo retidos na fonte, à cabeça) foram gastos para pagar salários; dívida e juros de dívida; 12 mil milhões foram destinados para ajudar a banca, mas parece que a verba não foi toda gasta, já que houve grande relutância nalguns bancos, em quererem aceitar as condições do governo.
Não se tem conhecimento, todavia, de que um único euro tenha sido empregue em investimento ou em qualquer coisa que garantisse uma mais-valia futura.
Ou seja, a austeridade apenas serviu para diminuir o “deficit” orçamental – o que não é de somenos – e os 78 milhões, serviram de almofada para empurrar a crise com a barriga para a frente de modo a garantir (esperançosamente) que os juros de quem nos emprestava dinheiro baixassem para valores aceitáveis e não fossem considerados usura.
Lembra-se ainda que, durante todo este processo não se deixou de pedir dinheiro emprestado e o serviço da dívida não parou de aumentar…
Em súmula os 78 milhões apenas compraram tempo à custa de nos terem feito aumentar o peso da dívida.
Continua a ser um excelente negócio para os credores e nós ficámos agarrados como “escravos” para tempo indeterminado.
Desde o início, porém, que o Governo:
  • E as forças políticas que o apoiam, não estruturaram e apresentaram objectivos políticos faseados no tempo, nem qualquer estratégia para os alcançar;
  • Legislou amiúde contra a lei fundamental do país (a Constituição) o que resultou em frequentes choques com o Tribunal Constitucional;[4]
  • Nunca deu o exemplo (aquilo de viajar em turística foi um flop sem importância e sem continuidade), o que seria fundamental para a sua credibilidade e para conseguir levar “alguém” atrás de si;
  • Apenas conseguiu fazer acordos pontuais com os parceiros sociais e algumas vezes nem os cumpriu;
  • Não se atreveu a cortar na PR, AR, Gabinetes de Ministros, Autarquias nem em nada que pudesse “lesar” os serventuários dos partidos;
  • Manteve no essencial, a pouca vergonha da miríade de conezias ligadas às Swaps, PPPs, institutos, fundações, etc., etc., o que apesar de se falar e falar sem fim, nada de relevante acontece (afinal para que serve a tão apregoada liberdade de expressão?).
Deve ter-se ainda em conta que:
  • O Ministério Público não consegue fazer condenar quase ninguém, face à onda de corrupção e destrambelhamento que alastrou pelo país, faz décadas (todo o sistema de justiça está montado para não funcionar e ninguém quer ver isto!);
  • As verdadeiras gorduras do Estado que têm dado origem a copiosos escândalos, nunca foram atacadas de frente (nem de cernelha…);
  • O Governo mostrou-se incapaz de reformar o Estado limitando-se a cortar nos reformados, despedir funcionários públicos e a destruir as Forças Armadas (também quiseram dar um nó nas Forças de Segurança, mas não se estão a sair bem da tarefa);
  • Os órgãos de soberania deixaram-se “infiltrar” por elementos que estão ao serviço de interesses, que de portugueses não têm nada;
  • O Governo e o Parlamento tomaram atitudes de confisco, que os comparam a autênticos salteadores de estrada, que fazem o Zé do Telhado parecer um menino de coro;
  • Permite-se e alimenta-se uma Comunicação Social onde, na prática, quase tudo é permitido;
  • Induziu-se na opinião pública que em Política é “normal” e faz parte do “sistema” mentir; ser troca-tintas; vira casacas; dizer uma coisa e fazer outra; misturar favores, apoios e negócios; ter falta de vergonha e todo um conjunto de comportamentos aberrantes, enfim tudo aquilo que o cidadão minimamente honesto repudia e não aceita, nas relações sociais!
No fundo os políticos vivem na porcaria e na chicana e os cidadãos passaram a achar que isso é “natural” – para políticos… Mas a percentagem de quem vota no âmbito do actual sistema, ainda é elevada.
Ganhámos em tudo isto, uma espécie de “saco azul” financeiro que o Governo veio prestes dizer, que se trata de uma reserva para algo que possa correr mal, mas que nós só iremos acreditar se não virmos esbanjar a dita, na caça aos votos para as próximas legislativas.
Finalmente os incansáveis homens e mulheres que se embrenham no que entenderam ser fazer Política, não se contêm e exalam verborreia por todos os poros. Não perceberam ainda – o que revela já uma profunda falta de inteligência e senso – de que se falassem menos, acertavam mais, e retiravam à oposição o comburente por onde se alimentam evitando, em simultâneo, o ruído mediático cacofónico o que seria um descanso para o espirito de todos nós e um regalo para a alma.
Irra que já não se suporta!
No fim desta etapa o País está mais pobre e os “mercados” satisfeitos; quem se portou mal, recompensado; a população de gatas; a Soberania esvaída; a Nação portuguesa em suicídio militante.[5]
Investimento para o futuro não se vislumbra ao passo que um conjunto de empresas essenciais para o país, mudaram para mãos estrangeiras; a finança apropriou-se de uma quantidade enorme de bens, cujos proprietários endividados deixaram de poder pagar, e uma parte não contabilizada de ouro e joias das famílias portuguesas, foram derretidas e exportadas.
A partir de agora quem controla o capital já pode abrir a torneira do crédito e dar-se início a um novo ciclo de “expansão, contracção, recessão”.
E não parece ter-se aprendido nada.

[1] Aparentemente um homem sério que se deixou arrastar por maus caminhos e companhias, até descarrilar. E não parece que o então PM lhe tenha, até hoje, perdoado o seu rebate de consciência…
[2] Na Islândia a manobra aparentemente, correu-lhes mal, por isso nada se fala…
[3] Os Partidos Políticos Portugueses – com excepção do PCP, insiste-se – têm-se revelado as entidades mais incapazes para lidarem seja com o que for e ainda ninguém conseguiu ou quis explicar isto na televisão. Para nossa infelicidade o PCP, sendo o único capaz, defende uma doutrina incompetente, anti - natural e com implementação sanguinária sempre que foi tentada.
[4] A vinda da “Troika” foi, aliás, a primeira medida anti constitucional…
[5] Por via da demografia negativa, emigração e imigração…

2 comentários:

WOLF disse...

O maior problema de Portugal é a corrupção.
Os grandes practicantes dessa mesma corrupção, são os partidos.
Logo não podem ser os corruptos acabar com a corrupção.
Assim sendo,é impossível resolver o problema democraticamente, pois é a democracia ela próprio o problema.

Falta vir o menino gritar que o rei vai nu....

Ricardo disse...

E alguns militares(oficiais e outros)continuam a fazer jogo partidário e sindical mesmo quando lhes apontamos estes factos,basta ir à página da aofa no face.Alguns (marxistas concerteza)até dizem à boca grande que a culpa é apenas do povo que vota sempre nos mesmo,como que a dizer "vejam lá se votam na cdu".Será que não entendem que o regime político está bloqueado?Ou não querem entender??