sábado, 16 de fevereiro de 2013

O MINISTRO DA DEFESA E OS SÁTRAPAS MODERNOS

No dia 14 de Fevereiro o Senhor MDN deu uma entrevista à Judite de Sousa, na TVI, que não passou de uma réplica, de afogadilho, ao programa do Prof. Medina Carreira, sobre as Forças Armadas (FAs), três dias antes, onde figurou o Gen. Loureiro dos Santos. Aproveitou ainda para enviar umas indirectas ao Gen. Pinto Ramalho, que também dera uma curta entrevista à TVI onde criticava o corte de 8.000 efectivos e outras barbaridades.

O ministro que só deve ter ouvido falar em FAs e militares quando - distraidamente - folheava uma revista, já em idade púbere, trincando um queque, na Foz do Douro, veio à liça com ar indignado de virgem ofendida.

Então ele era lá capaz de afrontar as FAs, logo ele, um imaculado sátrapa, perdão ministro?![1]

Marcou S. Exª a entrevista fazendo amarra num ponto: a imaculada intenção (só falta virem para as entrevistas vestidos de branco e com asinhas), de que o objectivo da reforma (?) – palavra que é a matriz do constante desatino em que sucessivos governos têm posto as FAs – é a operacionalidade da tropa!

A tristeza da argumentação deste pedaço da humana cidadania, em exercício de poder, seria apenas deplorável caso não se esmerasse na insistência de nos tratar como parvos.

Usando uma lógica barata de advogado caro o Sr. Ministro sofisma, actividade que, pelos vistos, é a única que domina, pois nem um simples silogismo é capaz de desenvolver.

Vejam esta pérola: defende o coitado, ser necessário reduzir os efectivos (que devem ser imensos, subentendendo-se da palração), para permitir reduzir custos na área do pessoal a fim de aumentar a verba para a operação e treino das tropas. Tal é baseado na premissa de que se gasta mais de 80% do orçamento na rúbrica do pessoal.

O Sr. (ainda) Ministro deve estar a mangar com a gente. Só pode.

Então, não vislumbrará tão iluminada inteligência, que até se poderia gastar 100%?[2]

Bastava que, o senhor e o patético e aldrabão governo de que faz parte, destinasse verba que apenas correspondesse às necessidades da despesa com o pessoal…

Por acaso o pessoal apareceu na vida militar por obra e graça do Espirito Santo?

Por acaso “alguém” pode pegar no pessoal e eliminá-lo? Quer gastar algumas munições (olhe que se arrisca a esgotá-las – e não é por “eles” serem muitos, mas por “elas” serem poucas…) a fuzilá-los?

O que fizeram os seus antecessores nos últimos 20 anos até agora? Não foi o de andarem a reduzir constantemente os efectivos? Por acaso as verbas destinadas a operações e treino aumentaram?

O senhor não me tire do sério e evite cruzar-se comigo na rua!

E no meio desta publicidade enganosa vem afirmar que poupa 218 milhões? Mas então onde é que está o ganho para a operacionalidade das FAs, partindo do princípio que o sátrapa Gaspar fica com a poupança?

Você – termo pelo qual o passarei a tratar – enxergue-se e enxergue-nos![3]

Com o maior dislate, ainda, vem dizer que não senhor, o Gen. L. dos Santos (de quem não sou defensor oficial nem oficioso), não tem razão em acusar o governo de andar com o “carro à frente dos bois” por estar a querer reduzir os efectivos antes de se rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), pois tal está a ser tratado e ficará pronto em Março.

Mas não afirmou na mesma que ia reduzir os efectivos e que se saiba ainda estamos em Fevereiro… Você, por acaso deu-lhe uma fézada ou consulta videntes?

Pergunto ainda, algum governo já elaborou um CEDN que servisse para orientar fosse o que fosse? Alguma vez ligaram pevide ao que lá estava escrito? Alguma vez foi elaborado um conceito estratégico que não fosse o militar (CEM), dele derivado?

Já agora, o CEM também vai estar pronto em Março? É que segundo parece (a gente já não sabe o que está em vigor dada a volatilidade com que tudo muda e as emendas sobre as emendas que se vão acumulando), as Missões, Conceito de Acção, Ameaças, Dispositivo e Sistema de Forças, relativos às FAs, derivam primariamente do CEM, não do CEDN…

E o pessoal em serviço nas FAs é para dar corpo e consubstanciar o atrás apontado…

E o que é que um ministro tem que andar a sugerir coisas sobre um documento que tem a classificação de “secreto”?

Vem dizer, defendendo-se das críticas de militares, que os estudos para que aponta são também feitos por militares e que as competências são idênticas. Duvido.

Indique-me, se for capaz, o nome deles, pois eu conheço-os a quase todos. E diga-me se estão no activo.

E partindo do silogismo incompleto e manhoso, utilizado, pode adiantar se as intenções também serão idênticas?

Você sabe Sr. Ministro, que já Camões dizia que “em Portugal também alguns traidores houve, algumas vezes…” Não referiu o grande poeta – que começou por ser soldado – se algum deles era militar. Se calhar (na altura) ainda não teria havido nenhum.

Há poucos meses escrevemos um artigo em cujo título se questionava o MDN se tinha ensandecido.

Creio que agora já dá para não ter dúvidas sobre a resposta.

Portugal apesar de estar cheio de Sátrapas, ainda não virou uma Satrapia.

Sobretudo uma Satrapia do Grupo de Bildelberg.


[1] No antigo Império Medo/Persa – já lá vão uns anitos – os territórios ocupados pela expansão do mesmo, eram divididos em Satrapias, à frente das quais se colocava um sátrapa, o qual respondia directamente ao soberano. Fui ao dicionário e copiei: “Sátrapa” – governador de Província entre os antigos Persas; grande dignitário; homem despótico, rico e voluptuoso; homem efeminado; déspota (Eduardo Pinheiro, Livraria Figueirinhas, Porto. De harmonia com o Decreto-Lei nº 35.228, de 8/12/1944.
[2] Se fosse vivo, o saudoso Cor. Homero de Matos, possivelmente diria uma das suas frases lapidares, “que tem a luminosidade de uma vela de sebo dentro de um corno de carneiro”…
[3] O termo “você” vem do antigo, elegante e estimável termo “Vossa Mercê”, que deu, por corruptela, na linguagem popular, o vocábulo “Vossemecê” o qual “escorregou” para “você” num linguajar mais boçal. Por vezes admissível no tratamento de superior para inferior, de conhecedor para ignorante ou de mais velho para mais novo.
Assumo o plebeísmo. As circunstâncias apetecem.

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom o post.

"Sobretudo uma Satrapia do Grupo de Bildelberg."

E fechado em grande!

Anónimo disse...

Até que enfim escreves alguma coisa de jeito...eu já desesperava.

Talhinhas.

Anónimo disse...

Que preocupações tem o sátrapa se o harém da sua democracia está protegido por eunucos?

Ricardo disse...

É verdade ou não que os bilderbergs jogaram algumas cartas no 25 abril 74?E os golpes que se seguiram até novembro de 75 foram ou não manipulaçoes estrangeiras(por parte dos capitalistas ocidentais e pelos comunistas soviéticos)que usaram as tropas portuguesas arriscando mesmo a instauração de nova ditadura agora comunista?

Manuel Rodrigues disse...

Estes senhores estão a precisar deste tipo de incentivos.
Os meus parabéns pelo acerto na acento tónico.

MAR

Grão Mestre disse...

Portugal virou uma Satrapia desde a Revolução Republicana. Nem a bandeira é a bandeira de Portugal. Temos um país maçonico, espoliado por maçonicos de várias elites que se atrapalham na pilhagem desorganizada que fazem há já 100 anos a este país. Temos um país com uma bandeira maçonica em que o vermelho simboliza as comunas de Paris, o verde a carbonária que assassinou o Rei e a esfera armilar é a mesma que encontramos junto com o mote "Nova Ordo Seclorum" nas lojas maçonicas de todo o mundo. E ainda perguntam porque estamos assim?

Anónimo disse...

Meus Caros senhores e em particular o senhor TCor.Brandão Ferreira.Para além de partilhar e concordar com os livros e artigos por si escritos, penso que toda ou quase toda a gente que tem (Des)governado o Paìs bem como o tem desguarnecido, não é só feito por imcompetênci e ignotância.É bem pior, porque são sempre recompensados la fora.Tenho para mim que esta gente é paga para destruir o País e as suas estruturas civis e militares.Carlos Gaspar ex-Força Aérea tendo servido em Angola