quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MISSEIS, EUROS E “MERCADOS"

O espaço europeu, onde nos inserimos, está no meio de vários confrontos estratégicos, actuais, que estão longe de serem minimamente claros e entendidos pela opinião pública portuguesa.

O mesmo se passa com a classe política, que se tem revelado perfeitamente impreparada – e nem sequer vocacionada – para entender o que se passa no mundo e de como Portugal pode ser afectado e defendido, no meio de tão complexa trama.

Creio apenas existirem umas largas centenas de pessoas conhecedoras, capazes de perspectivarem a situação Geopolítica e Geoestratégica de Portugal e com acesso a informação relevante; umas dezenas de milhares de cidadãos espalhados pelo país, que intuem e se preocupam com a gravidade da situação, e umas poucas dezenas de políticos/”gestores”, que são ponta de lança/controleiros dos poderes semi - ocultos que puxam os cordelinhos no xadrez internacional.

Os primeiros estão, por norma, fora do poder e pouco o influenciam; os segundos estão atomizados e dispersos, e sem liderança que os congregue; os derradeiros estão hipotecados a interesses, para os quais Portugal e a Nação dos portugueses, nada valem e nada interessam.

O Poder Nacional Português ficou catastroficamente reduzido no fim do “PREC” (25/11/1975) e o nosso país deixou de contar na cena internacional. Nem o futebol o salva…

O sistema político entretanto instituído tem-se revelado muito incapaz e incompetente para liderar a população. A sobrevivência de Portugal está verdadeiramente em causa, e não são declarações “solenes” a dizerem que temos 900 anos de História e que já ultrapassámos muitas crises, que são garantia de coisa alguma!

E tais tiradas não revelaram, até agora, qualquer virtualidade, a não ser uma falsa sensação de tranquilidade em espíritos mais impressionáveis.

Com este pano de fundo, a que se deve acrescentar o facto de nos termos colocado em pré-bancarrota, que originou a vinda da “Tróica” e termos ficado com a soberania limitada; importando cerca de 70% do que comemos e com demografia negativa, tudo o que se passa à nossa volta está a anos-luz de ser tranquilizador. E nós estamos sem “Poder”.

Sem Poder não há opções políticas nem estratégicas.

A Europa está a ficar um vulcão cheio de fumarolas.

A Nato (leia-se, os americanos) tenta empurrar os misseis cada vez mais para cima da fronteira da Rússia; a luta pelas fontes de energias, seu acesso e seu transporte, é feroz e subterrânea; a tentativa de controlo de locais chave, para o comércio, minerais estratégicos e de interesse militar, é global e cada vez mais intensa entre as grandes potências; o terrorismo está longe de estar controlado (parece até, estar a renascer na Irlanda do Norte); as velhas nações arriscam fragmentarem-se em “autonomias” e tentativas de independência; a “Primavera Árabe”, cujos contornos ainda não se conseguem perceber com nitidez, veio trazer imensos factores de imprevisibilidade e instabilidade; o Médio Oriente continua um barril de pólvora; o Afeganistão e Paquistão aparentam serem incontroláveis e instáveis e o ataque militar contra o Irão foi, aparentemente, adiado, sem se saber exactamente porquê. E não deixa de ser curioso, que a última reunião do Grupo de Bildelberg, prevista para Haifa (Israel), tenha sido transferida para Chantilly, Virgínia (USA) (31/5-3/6).

O quadro está longe de estar completo, mas não é esse o ponto. O ponto é chegar à crise financeira actual e tentar perceber o ataque ao euro (ao qual jamais Portugal devia ter aderido), o que corre paredes meias com uma aparente tentativa de hegemonia dentro da UE, por parte da Alemanha. Esta arrasta consigo os seus tradicionais aliados e leva a reboque a França que, desde Napoleão tem pânico dela. Como é tradição secular nestes casos, a Inglaterra (que funciona como “cavalo de troia” americano, na Europa), já manobra para sabotar o esquema.

É neste âmbito que ocorre o ataque ao euro. A guerra contra o euro parece não ter cara, mas ela existe e está do outro lado do Atlântico.

O que se consegue perceber de tudo isto – a informação relevante é difícil de obter, está camuflada e chega tarde – parece poder levar a concluir o seguinte:
As poucas dezenas de famílias/empórios, alguns já centenários, que dominam os EUA (muitas delas de matriz judaica/sionista), que constituem a plutocracia dominante (no mundo), não podem nem lhes convém, lançar misseis de cruzeiro sobre alvos europeus. Porquê?

Porque a maioria das teorias de Geoestratégia e Geopolítica fazem escola ao considerarem a união das margens do Atlântico Norte como um objectivo primordial de segurança.

Deste modo os EUA (e o Canadá) necessitam do Continente Europeu, sobretudo da sua parte ocidental e central, para uma defesa comum. Estas teses são o que justificam, primordialmente, a NATO.[1]

Todavia, sendo as margens do Atlântico complementares em termos de segurança são, outrossim, concorrenciais em termos económicos.

Os EUA precisam ter na Europa um mercado forte para os seus produtos (daí o Plano Marshall estar longe de ser apenas uma ajuda filantrópica), ao passo que nunca deixaram de proteger a sua produção com taxas alfandegárias (o aço é, disso, um bom exemplo).

Enquanto durou a “Guerra – Fria” este esquema funcionou na quase perfeição: Os europeus colaboravam com os americanos do norte nas despesas da defesa, cabendo a maior fatia aos americanos; devido ao guarda - chuva nuclear americano os países da CEE e a EFTA (enquanto durou), desenvolveram-se extraordinariamente e dedicaram-se ao comércio, o que era bom para todas as partes. A Alemanha estava ocupada militarmente (como ainda está agora, embora já não pareça), e pagava uma nota preta tanto para a NATO como para a CEE. E mantinha “um low profile”. O Dólar era rei.

A queda do muro de Berlim (9/11/ 1989); o alargamento da Organização Mundial do Comércio[2] a outros países, principalmente, à China (9/11/2001); a subida de patamar na perigosidade do terrorismo com o ataque World Trade Center (11/9/2001), em Nova Iorque (caso ainda para se perceber verdadeiramente), a evolução dos países muçulmanos e a emergência de novas potências (Brasil, India, Rússia, etc.), veio baralhar tudo.

A economia lá foi andando, havendo problemas cada vez mais acentuados, de âmbito social, nos países europeus (e também nos EUA), por causa da deslocalização das empresas e da concorrência de mão - de - obra barata/escrava.

Porém, o “sangue” de todo o sistema continua a ser o (maldito) dinheiro, isto é a moeda em que a maioria das transações é feita e a que se constitui como reserva mundial. Essa moeda tem sido o dólar.

Ora tem sido este fluxo ininterrupto de dólares (nomeadamente de “petrodólares”) que permite ao Federal Reserve, em Washington (FED, para os amigos), emitir as notas que quer; manter o nível de vida americano alto (e o preço do combustível baixo), imprescindível para não haver revoltas nos Estados da União e ir financiando o já hiperbólico “deficit” americano.

Eis senão quando o núcleo duro da UE decide avançar com o euro (entrada em vigor, a 1/1/2002).

O euro começou a fazer concorrência ao dólar e aqui é que a porca torceu o rabo…

Saddam ameaçou negociar o petróleo noutras moedas, até podia ser em euros, resultado, o Iraque foi bombardeado e ocupado. Saddam enforcado. Na altura houve uma crise transatlântica e surgiu a “nova Europa” versus a “velha Europa”, lembram-se?

Kadhafi fez a mesma ameaça (até tentou criar uma moeda única entre todos os países africanos produtores de hidrocarbonetos, para comercializar os mesmos), e passou imediatamente de bestial a besta. Também já cá não está para contar como foi…

Outros casos se deram e o Irão está a aguardar a sua vez. Aparentemente foi necessário tratar da Síria primeiro (e a realidade não tem nada a ver com o que é veiculado nas televisões).

Ora não sendo possível atacar a França e, sobretudo, a Alemanha – que, insiste-se, continua a ser um país ocupado militarmente e com uma constituição imposta pelos vencedores da IIGM – teve que se inventar um novo método.

No meio da ganancia dos principais agentes financeiros mundiais, concentrados do outro lado do Atlântico (e também na “city” de Londres – onde a Rainha só entra depois de pedir autorização ao “mayor” da cidade), ligados em rede pelas bolsas, a mais importante das quais fica na Wall Street (nome originado numa paliçada para proteger os primeiros colonos dos ataques dos índios),eis que apareceram essas figuras enigmáticas chamadas de “mercados”. Estes “mercados” movem-se, então, através dessas outras não menos enigmáticas figuras, apelidadas de “agências de rating”, obviamente americanas.

Primeiro, através da inflação do crédito barato fizeram disparar as dívidas de governos e indivíduos; apostaram na especulação; inventaram “produtos tóxicos” (fantasmas) e geraram biliões em dinheiro virtual que não tinha qualquer correspondência com a economia real.

Compraram políticos, comentadores e peritos para fazerem acreditar que tudo estava indo no bom caminho; desregularam o sistema financeiro internacional, sobretudo o Ocidental, depois de terem destruído os mecanismos de regulação, incluindo o do próprio governo americano. O sistema cretino- democrático da caça ao voto, fez o resto.

Muitos países endividaram-se a um nível impossível de poderem pagar as dívidas. Portugal foi um deles e não foi o pior.

A Alemanha resistiu, aguentou a indústria e não deslocalizou empresas, mantém uma agricultura muito desenvolvida, óptimos níveis de serviços e muitas mais – valias tecnológicas. Gerou “superavit” e os seus bancos emprestam dinheiro (sem embargo de estarem enredados na trama geral). Com cerca de 80 milhões de habitantes conseguem ter um PIB idêntico à China com 1.3 biliões de pessoas…

Resumindo, os países do euro estão a ser atacados um a um através dos seus elos mais fracos (a Espanha vai rapidamente ficar pior do que nós, seguindo-se a Itália e a Bélgica), mantendo o euro e a economia europeia numa instabilidade e derrapagem permanente. Tal criou clivagens entre os 27, paralisou o processo de tomada de decisão que passou de Bruxelas para Berlim e fez patinar a fuga para a frente do “federalismo europeu”, em que a Sr.ª Merkel pretenderia orientar o caminho, único que permitiria à Alemanha (que está longe de estar unificada) manter a supremacia na União.

A Grã – Bretanha já iniciou, até, a criação de um cordão sanitário – uma espécie de EFTA actualizada – para lhe fazer gorar os planos.

O pseudo governo instalado em Lisboa, se fosse português, percebesse alguma coisa do que se passa e não estivesse minado por conivências várias, faria os impossíveis por nos tirar deste atoleiro.

Convinha que o resto da população ajudasse.


[1] Cabe aqui recordar a célebre trilogia, que sempre correu na NATO, como piada, mas que representava a mais pura das realidades: “A Nato serve para manter os americanos in, os russos out e os alemães under”… 
[2] Criada em 15/4/1994

3 comentários:

Ze Quintão disse...

Exmº Adamastor
Sempre que leio um artigo seu, ora estou a consolidar o que julgo saber, ora estou verdadeiramente a aprender. Analisando de forma critica, mas sempre numa perspectiva positiva, o seu trabalho demonstra uma informação privilegiada oriunda de fontes não acessíveis à maioria dos que se interessam por estes assuntos e no entanto, deveriam estar na análise critica de todos nós.Não conseguindo uma adenda significativa ao artigo em questão, pelas razões óbvias estarem à vista, somente gostaria de deixar transparecer esta minha preocupação.Será que os chefes militares, que à partida considero serem patriotas, têm noção desta trama global? Se não têm, qual é a sua noção da geopolítica mundial? O seu papel não é o de preservar o seu país e não deveriam por isso, ter uma palavra o dizer aos governos e aos portugueses? Será que estão todos maniatados e controlados ou têm medo de ser confundidos com os esquerdóides do 25? Este artigo deveria ser divulgado e explicado à totalidade dos portugueses, para finalmente perceberem os mídia que os adormece e controla e lhes conta uma história que não bate certo. Até quando ?
Será que só o vamos perceber, quando tivermos de comer, novamente o pão que o diabo amassou? O pão que por aí já anda, nota-se que tem já um travo a inferno...

Anónimo disse...

"Obrigá-los-emos a trabalhar, mas nas horas livres de trabalho, orgarnizar-lhes-emos a vida como um jogo para meninos, com canções infantis, num círculo, com danças inocentes... ah, permitir-lhes-emos também o pecado, são tão débeis e impotentes! E amar-nos-ão como crianças por lhes consentirmos pecar!
Dir-lhes-emos que todo o pecado será redimido, se foi cometido com a nossa vénia. Permitir-lhes-emos pecar porque os amamos; carregaremos com o castigo de tais pecados, Carregaremos com ele e eles nos idolatrarão como a benfeitores que respondem pelos seus pecados a Deus. E não terão segredo nenhum para connosco. Consentiremos ou proibiremos que vivam com as suas esposas e queridas, ter ou não ter filhos (sempre contando com a sua obediência) e eles submeter-se-ão com júbilo e alvoroço." (Fiodor Dostoievski, in 'Os Irmãos Karamazov').

Anónimo disse...

"Obrigá-los-emos a trabalhar, mas nas horas livres de trabalho, orgarnizar-lhes-emos a vida como um jogo para meninos, com canções infantis, num círculo, com danças inocentes... ah, permitir-lhes-emos também o pecado, são tão débeis e impotentes! E amar-nos-ão como crianças por lhes consentirmos pecar!
Dir-lhes-emos que todo o pecado será redimido, se foi cometido com a nossa vénia. Permitir-lhes-emos pecar porque os amamos; carregaremos com o castigo de tais pecados, Carregaremos com ele e eles nos idolatrarão como a benfeitores que respondem pelos seus pecados a Deus. E não terão segredo nenhum para connosco. Consentiremos ou proibiremos que vivam com as suas esposas e queridas, ter ou não ter filhos (sempre contando com a sua obediência) e eles submeter-se-ão com júbilo e alvoroço." (Fiodor Dostoievski, in 'Os Irmãos Karamazov').