terça-feira, 30 de maio de 2017

Excursão a Olivença – 10 de Junho









Caro(a)s amigo(a)s,
Antes do mais: poderão também reencaminhar este correio a outro(a)s amigo(a)s vosso(a)s de confiança, que acreditem possam ter interesse pelo tema e pela viagem.
No próximo dia 10 de Junho, celebraremos de novo o Dia de Portugal em Olivença. É o segundo ano consecutivo que o fazemos. Como verificarão, é um programa de matriz lusófona, tal como há um ano. São comemorações organizadas pela Câmara Municipal de Olivença/Ayuntamiento de Olivenza, impulsionadas por aqueles que se reúnem em torno da Associação Além-Guadiana.
Em anexo, têm os cartazes dos eventos, incluindo o Programa. Destaca-se, além dos actos oficiais e da actuação do “Alma de Coimbra” , a missa em língua portuguesa na Igreja da Madalena - esta igreja é um belíssimo monumento manuelino. Ao fim de dois anos de esforços, conseguimos que se volte a celebrar Missa em português em Olivença – a língua portuguesa foi proibida nas igrejas oliventinas em 1840. Em rigor, será a primeira missa em Português em Olivença, pois até 1840 toda a missa era em Latim, só sendo em Português o sermão, quando o houvesse. A missa a celebrar será missa dominical vespertina e coincide também com a nossa festa do Anjo de Portugal.
Para a excursão, a partida  de Lisboa, no sábado, 10 de Junho, terá de ser pelas 08:00 horas com regresso (chegada) pelas 22:30 horas. O programa das celebrações em Olivença começa às 12:00 (hora espanhola – 11:00 em Lisboa) e a saída, depois da missa, seria, à cautela, pelas 20:30 locais (19:30 em Lisboa). A viagem de camioneta dura cerca de três horas.
Eventualmente, poderia admitir-se um programa mais curto para aqueles que quisessem saltar a parte oficial e só desejassem estar na parte cultural, à tarde. Nesse caso, a hora de chegada a Olivença seria às 14:00 locais, para almoço. Nesta hipótese, a excursão sairia de Lisboa às 10:00 horas com regresso (chegada) pelas 22:30 horas. Tudo dependerá das inscrições e da vontade dos respectivos inscritos. Por nós, preferimos: quanto menos variações, melhor. Isto é, igual para todos: programa integral.
Recebemos orçamentos para diferentes hipóteses de transporte consoante o número de inscritos. Perante estes, os números e indicações são os seguintes:
  1. Só haverá excursão a Olivença, com um mínimo de 15 inscrições.
  2. O preço p/pessoa de ida-e-volta variará, consoante o número de inscritos e a viatura a usar, entre um mínimo de 15,00€/pessoa e um máximo de 45,00€/pessoa. As simulações concretas são infinitas e só será possível ter o preço certo p/pessoa, no momento de fecho das inscrições.
  3. As inscrições serão fechadas ao final do dia 6 de junho, terça-feira.
  4. O embarque, em princípio, será no topo do Parque Eduardo VII, junto à bandeira. Mas será confirmado o local exacto, no momento de confirmação das inscrições, da excursão e do respectivo preço/pessoa.
  5. As inscrições deverão ser feitas directamente para mim, em reply para este mesmo e-mail < jrcastro@netcabo.pt > e para Andreia Fortunato < andreia@cityrama.pt > (tel. 21 319 10 77).
  6. Além do custo da viagem, cada um pagará o seu almoço em Olivença. Vou iniciar, agora, diligências com Olivença a fim de se providenciar restaurante(s) para receber(em) os excursionistas de Lisboa. Há várias hipóteses – e boas! Manterei os pró-inscritos informados.
  7. Nas vossas respostas, indiquem SFF se preferem programa completo (saída de Lisboa às 08:00) ou programa reduzido (saída de Lisboa às 10:00). Se for possível em função do total de inscrições e isso não impactar significativamente nos custos, organizaremos as duas excursões; se não, só se fará uma, isto é, a que corresponder à preferência da maioria e, se formos nós a decidir, programa completo.
Apelo naturalmente à vossa participação. É um dia diferente e único. Além de muito interessante e divertido – garanto-vos! – seria muito estimulante para aqueles que desenvolvem este trabalho.
Quero aqui deixar ainda uma palavra de agradecimento ao Alexandre Patrício Gouveia, outro cavaleiro andante desta paixão, e ao Pedro Neto, da Cityrama, que, a pedido do Alexandre, providenciou orçamento e logística para que possamos vir a pôr isto de pé.
Aguardo, portanto, as vossas inscrições. Cheguem-se à frente.
Abraços, com amizade
José RIBEIRO E CASTRO
jrcastro@netcabo.pt

1 comentário:

lusitânea disse...

Também participam umas sefarditas jeitosas?