domingo, 30 de maio de 2021

"Ser Português"

 

  Agora que se aproxima o 10 de Junho, Introspecção algo delicodoce...
     Cumpts
    BF




MAIS UM 10 DE JUNHO 

 

1/06/21 

                                                                  “Estas figuras todas que aparecem, 

                                                                  Bravos em vista e feros nos aspeitos, 

                                                                  Mais bravos e mais feros se conhecem, 

                                                                  Pela fama, nas obras e nos feitos. 

                                                                  Antigos são, mas inda resplandecem 

                                                                  Co nome, entre os engenhos mais perfeitos. 

                                                                  Este que vês, é Luso, donde a Fama 

                                                                  O nosso Reino Lusitânia chama. 

                                                                         Camões, “Lusíadas”, VIII, 2. 

 

Tentando contrariar o esvaziamento das Comemorações do Dia de Portugal, que como se sabe (mas na prática se ignora porquê) se comemora a 10 de Junho – que a desculpa da “guerra biológica” desencadeada pelo aparecimento do COVID19 transformou nas mais pífias do país – um grupo de patriotas (termo ostracizado pelo desregramento político e social que vivemos), vai novamente organizar uma homenagem àqueles que combateram para que a nossa egrégia Nação, se mantivesse una e independente até aos dias de hoje. Sem embargo das vicissitudes históricas que sempre foram tentando tolher (e tolheram) esse desiderato. 

Daí que o Exército Português tenha em boa hora, escolhido para seu patrono o combatente emérito que talhou à força de espada, as fronteiras e o desejo da liberdade de vivermos autonomamente.  

Sem “combatentes” não haveria Portugal e só há uma data em que estes devem ser homenageados – porque não há outra maior e mais simbólica – do que o 10 de Junho, data da morte do maior poeta da gesta lusitana – ele próprio foi soldado - que “cantou” em versos imortais a história dessa saga única, da História Universal. 

E que hoje, infelizmente, tão envergonhadamente, se comemora e com pouco entusiasmo se afirma.  

Numa época em que a nação dos portugueses está a cumprir a célebre frase de Unamuno, “Portugal, povo de suicidas”, pois “de facto” e “de jure”, o país se está a suicidar, é mister exaltar os melhores de todos nós, que são e serão sempre os que, de armas na mão, mas também em todos os outros campos, defenderam a individualidade e a identidade de Portugal e dos portugueses. E uma e outra são indissociáveis. 

No dia 10 de Junho comemora-se ainda, no calendário litúrgico, o dia de S. Miguel Arcanjo, “Anjo Custódio do Reino”, conforme instituído pelo Papa Júlio II, em 1504, a pedido de D. Manuel I, e mais tarde reiterado pelo Papa Pio XII. Tradição que remonta à célebre Batalha de Ourique, em 1139… 

 Comemorar a Nação Portuguesa e aqueles principais (principais porque arrostaram com o seu esforço máximo e, não raro, pagaram com a vida, ou com sofrimentos na carne e no espírito) não pode prescrever, ser posto em causa seja pelo que for, ou ser diminuído por qualquer outra comemoração menor, do foro ideológico, político ou social. 

Para gente sã de espírito e escorreita de alma, o que se afirma deve ser de uma clareza apenas igualável ao mais puro cristal. 

Mas assim não o é encarado, contemporaneamente, sobretudo por quem tem o dever de nos representar. 

Aguarda-se que os verdadeiros patriotas, que só devem dar baixa para a cova (como os combatentes), ajudem a manter a chama viva. 

Lá estaremos. Viva Portugal (sem corruptos, da matéria e do Espírito). 1 

 

 

João José Brandão Ferreira 

          Oficial Piloto Aviador (Ref.)

Sem comentários: