quinta-feira, 12 de março de 2020

OS MAREGAS DESTE MUNDO


OS MAREGAS DESTE MUNDO
12/03/20

“Não foi por acaso que o meu sangue que veio do Sul
Se cruzou com o meu sangue que veio do Norte.
Não foi por acaso que o meu sangue que veio do Oriente
Se cruzou com o meu sangue que veio do Ocidente.
Não foi por acaso nada de quem sou agora.
Em mim se cruzaram finalmente todos os lados da terra.
A Natureza e o Tempo me valeram: séculos e séculos
Ansiosos por este resultado um dia
E até hoje fui sempre futuro. (…) ”.

                                José de Almada Negreiros


            Vou falar de Portugal e dos portugueses.
            Não de outro país.

            “Na Conservatória do Registo Civil, um angolano residente em Portugal quer registar o seu filho recém-nascido:
            - Bô dia! Eu quer registar o meu minino que nasceu otem.
            Muito bem. O seu filho nasceu ontem, é do sexo masculino … e qual é o nome?
            - Marmequer Bicicreta.
            Desculpe?! Quer chamar ao seu filho Malmequer Bicicleta?!
            - É
            Desculpe, mas não posso aceitar esse nome.
            - Não pode porque tu é racista! Si meu minino fosse branco tu punha.
            - Não tem nada a ver com racismo. Esse não é um nome admitido em Portugal.
            - Tu é racista. Si meu minino fosse branco tu punha esse nome a ele. Tu não põe porque meu minino é preto.
            Já lhe disse que não tem nada a ver com racismo. Malmequer Bicicleta não é nome de gente.
            - Ai não?! Então porque é que tu tem uma branca chamada Rosa Mota?”

            Eu já não vou a um estádio de futebol há muitos anos. Quero ver se não volto. E não é por não gostar de futebol, de que gosto e gostava sobretudo de jogar. É porque o espectáculo há muito que se tornou ordinário; o negócio preside a tudo e onde há negócio, caso não haja “regras”, medra a corrupção e o desvario. Sendo já tudo suficientemente mau, a Comunicação Social tornou tudo pior ao exponenciar tudo isto, tornando toda a pouca-vergonha existente num circo mediático da pior espécie e uma arma (literalmente) de alienação mental da população, sobretudo da mais vulnerável.
            Os casos de imoralidade pública e de polícia têm sido tantos que envergonhariam qualquer sociedade minimamente decente e lúcida.
            Não parece ser o caso daquela onde me calhou viver, actualmente.
            Antes pelo contrário, qualquer bicho careta da política, logo bajula e condecora o primeiro simplório que se destaque na “arte” dos chutos da bola e sempre que uma equipa de uma cidade se destaca transitoriamente, num fugaz triunfo desportivo (estamos a falar do que era um desporto), logo é recebida com pompa e circunstância no “palácio” da edilidade e mostrados ao povo!
            Pelos vistos o povo gosta, o povo quer, o povo tem!
            Pensam eles.
            Mas agora aumentou-se o patamar do confronto, da violência e da irracionalidade política com o “caso Marega”.
            Moussa Marega, um francês naturalizado Maliano, com mau feitio e que, pelos vistos, tem alguma dificuldade em se integrar seja onde for.
            Como anda por aí uma quantidade de bípedes que não sabem propriamente como empregar o tempo e a massa encefálica, entretêm-se a arranjar problemas onde eles não existem. Agora é o racismo, branco entenda-se, porque para as luminárias indignadas que pululam, aparentemente só os caucasianos é que têm essa mácula.
            Vamos lá a ver se a gente se entende: os preconceitos racistas relacionados com uma suposta inferioridade intelectual, moral, ou outra, relativamente a povos, tribos, etnias, etc., fizeram a sua carreira ao longo dos séculos, o que levou a várias formas de segregação e injustiça. Faz parte da evolução da História da Humanidade. Neste âmbito, não tenho dúvidas em afirmar que os portugueses ao longo da sua longa História foram os que se portaram melhor, à luz dos conceitos de hoje e de ontem. E não temos lições a receber seja de quem for.
            Nunca houve portugueses racistas? Houve, do mesmo modo que houve mentirosos, homicidas, ladrões, violadores, etc.
            Fazer desses exemplos uma mediana da população é que me parece uma mentira grosseira, sendo que as práticas ofensivas foram sempre condenadas e castigadas através dos documentos e directivas oficiais emanadas dos órgãos do Estado.
            Em Portugal sempre se falou e chamou livremente preto ao preto, chino, malabar, monhé, mouro, etc., sem outro significado que não fosse o de uma evidência factual.
            Quando entrei para a Academia Militar, em 1971, havia um cadete oriundo da Guiné, preto retinto, cujo nome de guerra era o “pixa negra” (o que é que se lhe haveria de chamar?), mas como já era repetente, praxava os recém - vindos, como todos os outros. Nunca houve nenhum “racista” branco que se recusasse (ou preocupasse) em fazer flexões de braços para o “senhor candidato pixa negra”!
            Quando se deu a independência (forçada) da Guiné-Bissau, o dito cujo optou por se tornar cidadão do novo país. Acabou morto às ordens de um elemento do PAIGC, que se tornou presidente daquela terra que, pelos vistos jamais se tornará um país.
            Quando nós contamos anedotas de alentejanos ninguém leva a mal (sobretudo os ditos cujos), e quando se dizia que aquela “estranhíssima” gente só tem duas velocidades que é “devagarinho e parado”, todos nós entendemos e nos rimos.
            Com a atmosfera que se está a tentar criar, contar uma história parecida, substituindo “alentejano” por “preto”, passará a ser proscrita, por racista…
            Ora vão passear “primatas” (também é perigoso dizer “macacos”) um ditado português!
            Por isso, fazer do episódio que se passou em Guimarães, no jogo que opôs a equipa daquela cidade ao FCP, onde joga o tal de Marega, é profundamente vil e ridículo. Não foi bonito, convenhamos, mas ter o país quase parado durante quatro dias a discutir a cena, demonstra bem o estado de insanidade mental a que descemos.
            Qualquer um de nós entra num estádio de futebol e ouve palavrão que ferve do princípio ao fim, contra tudo e contra todos e é “normal”, mas chamar-se preto a um jogador é racismo!?
            O desgraçado do árbitro pode ser agredido, vilipendiado e a sua mãezinha ofendida vezes sem conta, com os piores epítetos e adjectivos que, “no passa nada” - trata-se apenas de um “escape” dos “adeptos” em delírio; mas chamar macaco ou imitar os sons do mesmo perante um jogador que levanta o dedo do meio para as bancadas e aponta para o braço numa inegável menção à cor do mesmo (isso chama-se o quê?), é tido não só como racismo mas quase um tiro de canhão nos direitos humanos!
            O jovem passa-lhe uma coisa má pela cabeça e decide abandonar o campo sem ordem do treinador – o que está no seu livre arbítrio e tem contrapartida na assumpção da responsabilidade – e quase passa a herói, não direi nacional, pois ainda não se caiu na asneira de se lhe conceder a nacionalidade, mas do dia? Ainda se arrisca a ser condecorado no próximo 10 de Junho…
            Não tarda fazem uma lei na AR que mande para a prisão, quem chame “monhé” ao PM, que se orgulha de ter antepassados indianos que não portugueses…
            Mas quem era ditador e fascista era o Professor Salazar. Curioso que no tempo dele nunca ninguém chamava nomes ao Eusébio, ao Coluna, ao Vicente, ao Matateu e tantos outros.
            E seguramente que eles também não se melindrariam se lhes chamassem pretos…
            Eu vivi em Bissau depois da independência e algumas vezes me chamaram “branco” e à minha mulher “branca”. Não sei exactamente com que intenção e também nunca me preocupei com isso.
            Por tudo isto (e muito mais) não entendo que tenham chamado nomes ou gozado com o Marega (que nem deve conhecer minimamente o país onde vive) por ele ser preto, mas por ser … como é.
            Fazer disto uma feira mediática para acusar a população portuguesa de ser racista é um abuso idiota e maléfico (a que o próprio Marega é alheio).
            Vão-se encher de moscas. [1]





                                          João José Brandão Ferreira
                                              Oficial Piloto Aviador



[1] Sem ofensa para as moscas, claro. Não vá o diabo e o PAN tecê-las…

Sem comentários: