sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

NACIONALIDADE PORTUGUESA OLIVENTINOS

Há seis anos que a Associação Cultural Além Guadiana tem vindo a contribuir com a valorização da nossa herança cultural portuguesa e à aproximação da lusofonia, em diversos âmbitos como a música, a língua, as tradições, a literatura, etc., tudo isto de harmonia com os nossos representantes institucionais e com a cidadania de Olivença, lugar ímpar na península ibérica devido à sua história partilhada entre Portugal e Espanha.

Uma das actividades mais importantes da nossa associação cultural tem sido o acompanhamento do processo de adquisição da nacionalidade portuguesa para os olivençanos que o desejarem.

Precisamente, as pessoas naturais de Olivença e os seus descendentes têm a faculdade de usufruir duas nacionalidades, a espanhola e a portuguesa. Para muitos de nós, isto encerra um imenso valor afectivo, simbólico, cultural, etc, exprimindo uma identidade vincada pela principal singularidade de
Olivença: ser bicultural.

Após um longo percurso, há duas semanas foi entregue em Olivença aos requerentes a resolução sobre a atribuição de nacionalidade portuguesa, um feito que, em nosso juízo, tem uma enorme transcendência.  Por isso, a fim de informar sobre este assunto, na sexta-feira dia 26 de Dezembro pelas 13:00 h. daremos no Hotel Palácio Arteaga de Olivença uma conferência de imprensa na qual estarão presentes representantes políticos, a imprensa e cidadãos interessados.

Para qualquer informação ou esclarecimento:
Eduardo Machado (Vogal e fundador): 00 34 667764470
Joaquín Fuentes (Presidente e fundador): 00 34 626566469

Sem comentários: