Vale a pena ver
Construída em DAMÂO na India Portuguesa em 1843, chegou a transportar 600 pessoas.
Como navio chefe, ajudou a recuperar AMBRIZ (Angola) aos Holandeses. É hoje Museu visitável em Cacilhas.
Este blogue apresenta os pensamentos, opiniões e contributos de um homem livre que ama a sua Pátria.
Vale a pena ver
Construída em DAMÂO na India Portuguesa em 1843, chegou a transportar 600 pessoas.
Como navio chefe, ajudou a recuperar AMBRIZ (Angola) aos Holandeses. É hoje Museu visitável em Cacilhas.
A minha Base preferida, possuidora de um espírito único.
Faz hoje 60 anos que se deu a vil subverção consubstanciada no ataque genocida perpretado pela UPA, futura FNLA, e apoiado pela sinistra URSS; não menos sinistra China Maioista, preversa administração Kennedy, dos EUA e a maioria dos satélites comunistas espalhados por esse mundo fora, à então Província de Angola.
A LIBERDADE DE
EXPRESSÃO, TOLERÂNCIA, MAMADOU E OUTRAS COISAS MAIS
12.03.21
“A tolerância e a apatia são as
últimas virtudes de uma sociedade moribunda”.
Aristóteles (tutor de Alexandre “O
Grande”)
A propósito das
polémicas que medram nos tempos que correm, o cronista João Miguel Tavares
(JMT) escreveu no “Público” do passado dia 20 de Fevereiro, um texto com o
título “Em defesa de Mamadou Ba e João Pedro Caupers”, em que traça um paralelo
entre os ataques que têm sido desferidos contra o “paraquedista da
nacionalidade” Mamadou Ba e o actual Presidente do Tribunal Constitucional,
Juiz Conselheiro João Caupers, face a declarações públicas por eles feitas e
que designa por “opiniões”.
Dado o eco que os
escritos do nosso cronista já atingiram no panorama mediático, e por entender
ser merecedor de um comentário, vou sobre o escrito, alinhavar uma prosa.
Em síntese, JMT
defende que, tanto Mamadou Ba ao ofender a memória de Marcelino da Mata, depois
do seu paramento, está no seu pleno direito, pois se trata apenas de uma
opinião – o que o torna o acto legítimo – criticando quem o quer expulsar do
país, por isso; ao mesmo tempo que defende não haver razão para o Presidente do
Tribunal Constitucional dever ser prejudicado por aquilo que disse sobre o “lobby
gay” (no fundo que não está para os aturar…).
E disse ainda,
que quando alguém afirma algo que possa incorrer no crime de difamação (isto é,
afirmar algo que não seja verdade configurando uma ofensa) – que é claramente o
caso das afirmações do senhor Ba, e não só, sobre o herói nacional Marcelino da
Mata - deve ser julgado nos Tribunais.
Tudo cabendo
afinal (por serem “opiniões e não actos”), no sacrossanto princípio da
liberdade de expressão, devendo por isso, ser tolerado.
Mais um pouco,
estaria a defender a libertação do anarca (?) catalão que há pouco foi
condenado em Espanha por dizer barbaridades e fazer ataques soezes (à revelia
da lei) o que desencadeou violentas manifestações em Barcelona, e não só…
Afinal há opiniões
que degeneram em actos…
E não quero
deixar passar em claro, que condeno a intenção do actual Primeiro - Ministro
espanhol que, algo absurda e covardemente, veio defender a mudança da lei no
sentido de que acções que levaram à condenação do cantor de intervenção, feitos
no âmbito artístico deixassem de caber na moldura penal! Serão “os artistas”
diferentes dos restantes cidadãos?
Ora a questão é
que, nem tudo o que se diz, pode (deve) ser tolerado, nem na liberdade de
expressão pode (deve) caber tudo.[1]
Pois nem tudo o que se diz é respeitável e não se pode (deve), ser
tolerante com disparates inomináveis, ofensas da Moral, da Ética, da Verdade,
do respeito por símbolos ou valores sagrados, etc. …
Para já não
falar, no que toca ao princípio básico de que a minha liberdade acaba onde
começa a liberdade do outro.
Pelos vistos, na
perspectiva do JMT, não há diferença entre o Bem e o Mal, tudo é relativo e
tudo se resume a opiniões…
Ora, quem emite
uma opinião, pode revelar uma intenção.
Se o senhor Ba
vier dizer (já se viu que tudo é possível), que se deve queimar a bandeira
nacional, tal não é um acto, mas uma opinião, mas esta opinião estará tão longe
assim do acto? E será que as opiniões não poderão incitar o ato? E tal
afirmação, a haver – o que não deve estar longe – é tolerável?
A verborreia dos extremistas islâmicos na sua
pregação a tudo aquilo que consideram infiel será admissível? Devemos
tolerá-las? Combater tais ditos, com palavras ou ideias vai mudar alguma coisa?
Neste âmbito da
tolerância também tem que haver reciprocidade. Por exemplo se alguém chamasse
ao Ba de “besta - quadrada”, tal seria aceite como opinião, ou seria, prestes,
rotulado de “racismo”? Ou se disserem que esta moda de adular os invertidos é
inqualificável, tal vai logo ser apelidado de homofobismo?
Considera ainda
JMT, que as atitudes de Ba como uma “distorção de uma luta justa”. Qual? A de
inventar problemas onde não há? Por que é que não o manda pregar para a ilha de
Goré? Sempre se entretinha com problemas da sua terra, porque da nossa, já
vimos que ele jamais será. É certo que lhe deram o título de português, mas
apenas “de jure” e unicamente, porque a legislação portuguesa sobre
nacionalidade, por absolutamente inadequada, o permitiu (aquilo é mais um
articulado roto, atentatório da dignidade portuguesa…).
Por isso a
expulsão não faz sentido nem interessa (presumo que a petição, que visava
expulsar o Ba, que aparentemente incomodou JMT, apenas teve a intenção de “chatear
e protestar”). A única coisa, que pelos vistos, que pode resolver as
enormidades discursivas de Ba – que pressurosamente muitos meios de comunicação
social ampliam – é ele ter a fatalidade, de escorregar por uma escada abaixo, e
partir alguns ossos do corpo, que incluam os maxilares. De um modo metafórico,
já se vê…
Quanto a recorrer
à justiça, como alude JMT, para obter reparações quanto a opiniões que sejam
caluniosas, quem o fizer arrisca-se a esperar tanto tempo, que uma tal
reparação não lhe seja útil; tem que ter uma soma considerável de dinheiro
disponível para o fazer e ficar sujeito a todas as demais contingências da vida
e dos homens, onde as ratoeiras dos formalismos não são partes despiciendas.
Para já não falar das “subjectividades” de “avental”; do foro
ideológico/partidário; ou de eventuais interesses económicos/financeiros, que maculam,
continuadamente, a suposta independência entre os poderes judicial, executivo e
legislativo.
Conheço até, um
caso recente, em que um político proeminente de longa data, conseguiu uma
avultada indemnização por ter movido um processo a quem supostamente o ofendeu
(não por calúnia, mas por dizer a verdade), depois de ter perdido a causa,
graças a um volte face de contornos menos claros, protagonizados por um
magistrado, que passou a vida a fazer fretes (ou favores) às cúpulas de um
partido político (por acaso o mesmo do queixoso), e pouco depois veio a ser
Secretário de Estado. Neste caso, a liberdade de expressão e de opinião, não
contou para nada…
Acresce ainda,
para finalizar o ponto, que Marcelino da Mata (ou qualquer outro cidadão) só
pode ser defendido em termo do crime de ofensa à memória de pessoa falecida,
por descendentes seus, até a geração dos netos, no prazo de três anos, o que a
partida encolhe muito a possibilidade de se fazer justiça.
A Comunicação
Social dá entretanto, relevo aquilo que entende fazer na altura; não
necessariamente, ao que deve. A censura é agora muito maior do que a tão
propalada existente no “Estado Novo” - mas sobre isto raramente algum
jornalista fala – embora quase todos rejeitem a sua existência. Trata-se,
outrossim, e apenas, de “escolhas editoriais…
Está JMT
admirado por haver gente “de esquerda” (?) a querer despedi-lo do jornal onde
escreve? Olhe a mim, já me aconteceu e não foi só com pessoas de esquerda. E
das intenções, passam amiúde aos actos. Até no Jornal em que escreve. Como vê,
todos muito democráticos e tolerantes com opiniões alheias…
O mesmo se
passando com quem concebeu as leis de proscrição e banimento a que aludiu (aqui
há a acrescentar outras, tais como as expulsões dos jesuítas e a extinção das
ordens religiosas, por exemplo) e cujos autores estão muito bem vistos hoje em
dia, sendo que, curiosamente, quem está mal visto é o Professor Salazar, que
num único parágrafo (Lei 2040, de 27 Maio de 1950) as revogou…
Pela minha parte,
pode ficar descansado que estarei bem atento, aos três passos que Aristóteles
fixou para a extinção de qualquer cultura: exagerada idealização da tolerância,
instalação da apatia e desinteresse geral; perda da razão de existência e, por
isso, não darei tréguas a bípedes como o Ba, ou a quem ataca o conselheiro
Cauters, no âmbito citado. Conselheiro que está cheio de razão, mas que para
mal dos seus pecados e seguramente, pela pressão já havida, começou a dar o
dito, pelo não dito.
Descartes, como
defende, não estava só enganado ao dizer que “o bom senso era a coisa mais bem
distribuída do mundo”. É que a mais célebre das suas tiradas “penso, logo
existo”, não pode ser lida ao contrário: “existo, logo penso”.
É a minha
opinião.
João José Brandão
Ferreira
Oficial Piloto
Aviador (Ref.)
[1]
Tolerância, do latim “tolerantia”, indulgência, condescendência, complacência,
transigência, qualidade de tolerante.
Bom dia
Mais um exemplo negregando da nossa História! E ainda por cima está preservado em museu, em Cacilhas!!!
Ao aproximar-se o 60ª aniversário do miserável ataque a Angola em 1961, junto se envia a I parte de uma evocação sobre a efeméride. Para que a memória não se apague e a mentira não perdure!
Junto envio o que Cristóbal Colon (não Colombo) escreveu no seu Diário de Bordo, relatando a sua chegada a Lisboa em Março de 1493. Efeméride que não tem em Lisboa nenhum "marco" a assinalá-la. E que tem um significado que ultrapassa em muito o que lhe é atribuído.
Domingo, 3 de marzo
Después del sol puesto navegó a su camino al Este. Vínole una turbonada que le rompió todas las velas, y viose en gran peligro, mas Dios los quiso librar. Echó suertes para enviar un peregrino dice a Santa María de la Cinta en Huelva, que fuese en camisa, y cayó la suerte al Almirante. Hicieron todos también voto de ayunar el primer sábado que llegasen a pan y agua. Andaría sesenta millas antes que se le rompiesen las velas; después anduvieron a árbol seco, por la gran tempestad del viento y la mar que de dos partes los comía. Vieron señales de estar cerca de tierra. Hallábanse todo cerca de Lisboa.
Lunes, 4 de marzo
Anoche padecieron terrible tormenta, que se pensaron perder de las mares de dos partes que venían y los vientos, que parecía que levantaban la carabela en los aires, y agua del cielo y relámpagos de muchas partes; plugo a Nuestro Señor de lo sostener, y anduvo así hasta la primera guardia, que Nuestro Señor le mostró tierra, viéndola los marineros. Y entonces, por no llegar a ella hasta conocerla, por ver si hallaba algún puerto o lugar donde se salvar, dio el papahígo por no tener otro remedio y andar algo, aunque con gran peligro, haciéndose a la mar; y así los guardó Dios hasta el día, que dice que fue con infinito trabajo y espanto. Venido el día, conoció la tierra, que era la Roca de Sintra, que es junto con el río de Lisboa, adonde determinó entrar, porque no podía hacer otra cosa: tan terrible era la tormenta que hacía en la villa de Cascaes, que es a la entrada del río. Los del pueblo dice que estuvieron toda aquella mañana haciendo plegarias por ellos, y, después que estuvo dentro, venía la gente a verlos por maravilla de cómo habían escapado; y así, a hora de tercia, vino a pasar a Rastelo dentro del río de Lisboa, donde supo de la gente de la mar que jamás hizo invierno de tantas tormentas y que se habían perdido veinticinco naos en Flandes y otras estaban allí que había cuatro meses que no habían podido salir. Luego escribió el Almirante al Rey de Portugal, que estaba a nueve leguas de allí, cómo los Reyes de Castilla le habían mandado que no dejase de entrar en los puertos de Su Alteza a pedir lo que hubiese menester por sus dineros, y que el Rey le mandase dar lugar para ir con la carabela a la ciudad de
Lisboa, porque algunos ruines, pensando que traía mucho oro, estando en puerto despoblado, se pusiesen a cometer alguna ruindad, y también porque supiese que no venía de Guinea, sino de las Indias.
Desejo que Vejam as figuras e os textos com atenção e passem aos vossos correspondentes
Luís Vais Sem Tostões
Uma excelente paródia crítica com as 4 primeiras estrofes dos Lusíadas
Os Lusíadas do Século XXI
Canalhíadas
I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo o que lhes dá na real gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se do quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!II
E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!III
Falem da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa deram;
Calem-se aqueles que por engano
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta..IV
E vós, ninfas do Coura onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que já têm no seu gene
A besta horrível do poder perene!
Luís Vais Sem Tostões(agora já sabem quem é)